Um conhecimento só é válido quando compartilhado.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

ORMBr - ORM Fácilita a Programação Orientada a Objetos?

Recebi uma pergunta esses dias pertinente a ajudar a quem só se houve falar na sigla ORM, e não sabe qual o real beneficio de se utilizar um ORM no seu dia dia.
A pergunta foi "O objetivo principal do ORMBr é fácilitar a programação Orientada a Objetos?"
Então resolvi deixar descrito aqui no meu blog a resposta, ficando assim publico para que todos que tenham essa dúvida possa pelo ao menos ficar mais informado sobre para que aderir um ORM em seus projetos.
Resposta: Na verdade eu considero que não, vou falar aqui o ORMBr e não dos ORMs no geral.
O ORMBr por exemplo te ajuda automatizando processos que você teria que escrever para gerenciamento de manipulação de dados manualmente.

Exemplos:
* Criar Tabelas, Fk, Pk, Indexe no banco,  o ORMBr cria.
* Criar os TFields nos Datasets em designer, não precisa, pois o ORMBr cria automaticamente para você, então não precisa fazer isso manualmente.
* Parametrizar todos os TFields em Designer, não precisa, pois o ORMBr parametriza para você com base na classe modelo, não precisa fazer isso manual
* Escrever os comandos SQL para abrir os dados e fazer um CRUD em uma tabela, não precisa, pois o ORMBr monta o SQL para você e faz todo o CRUD com base na classe modelo.
* Linkar os componentes mestre-detalhe para o gerenciamento de abertura, fechamento etc, não precisa, pois o ORMBr faz isso automaticamente para você.
* Escrever comandos SQL, da quais muitas das vezes suja seu código, não precisa, o ORMBr tem a interface de classe ICriteria, que monta comando SQL usando POO.
* Te da possibilidade e facilidade do seu sistema ser multi-banco de dados.

Bom acho que está de bom tamanho, além de vários outros recursos.
Agora isso independente se irá desenvolver usando POO, pois com o ORMBr você pode trabalhar usando DataSet tendo todos os recursos que já se conhece hoje com os componentes dataware, ou optar por trabalhar buscando o máximo do POO, tratando e buscando dados direto por objeto do tipo e lista de objetos.

ORMBr - Driver de Acessoa a Dados UniDAC

Dar tempo ao tempo é algo complicado quando estamos esperando ansiosamente alguma coisa, mas o que importa é vermos acontecer no dia a dia e dar um passo de cada vez. O ORMBr deu mais um passo importante nesses dias, e um deles foi a doação do Marcos Nielsen ao projeto que foi o Driver de acesso a dados via UniDAC somando assim mais um Engine de acesso a dados a galeria, agora são eles:
  1. FireDAC 
  2. DBExpress 
  3. Zeos 
  4. ADO 
  5. AbsoluteDB 
  6. SQLite Nativo 
  7. UniDAC 

Deixo aqui em nome do Projeto ORMBr o agradecimento a todos que estão colaborando, tanto usando, reportando situações, contribuindo, até mesmo só olhando, meu MUITO Obrigado.

SAC Automação Delphi e Lazarus

SAC Automação Delphi e Lazarus
Assine nosso SAC Automação Delphi e Lazarus para ter suporte técnico especializado em desenvolvimento

Quem sou eu

Minha foto

Proprietário/Administrador de Empresa em TI (Tecsis Informática)
  • Autor dos projetos OpenSource ORMBr, e DBCBr
  • Autor dos componentes ACBrInstall, ACBrSped, ACBrPaf, ACBrInStore, ACBrDownload.

Total de visualizações

Postagem em destaque

ORMBr - Mapeamento objeto-relacional

Mapeamento objeto-relacional ( ou ORM, do inglês: Object-relational mapping ) é uma técnica de desenvolvimento utilizada para reduzir...

Todo os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Google+ Seguindores